O que é Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)

SGBD é a sigla para Sistema Gerenciador de Banco de Dados – em inglês, Data Base Management System. São sistemas responsáveis por gerenciar o acesso, o armazenamento, a organização e a manipulação de dados em um banco de dados, algo cada vez mais presente em empresas de todos os portes e segmentos.

Através desse recurso seu negócio fica habilitado a realizar mais tarefas e atividades, tomando seus dados como referência.

Vantagens 

Muito além de apenas o armazenamento de dados de uma organização, são diversas as vantagens de um SGBD:

  • Facilidade no compartilhamento de dados;
  • Gestão eficiente;
  • Mais Segurança;
  • Evita redundâncias e inconsistência nos dados;
  • Rapidez na manipulação dos dados e no acesso às informações;
  • Redução do esforço humano;
  • Evita problemas relacionados com a integridade dos dados, entre outros.

Tipos de SGBD

Um sistema para gerir bancos de dados pode ser formatado de diferentes maneiras, dependendo dos objetivos e dos próprios dados a serem manipulados.

Destacamos a seguir cinco delas:

Definindo como os dados serão armazenados no banco de dados, podemos destacar os modelos de SDBDs mais utilizados como os seguintes: Relacionais, não-relacionais (NoSQL), hierárquico, de rede e o orientado a objetos.

  • Relacionais – Os SGBDS relacionais são banco de dados que modelam os dados no formato de tabelas, que podem se relacionar entre si. Cada tabela pode possuir diversos atributos, com diversos tipos de dados.
  • Não-relacionais (NoSQL) – NoSQL (Not Only SQL) é o termo utilizado para banco de dados não relacionais de alto desempenho, onde geralmente não é utilizado o SQL como linguagem de consulta. Estes bancos utilizam diversos modelos de dados, incluindo documentos, gráficos, chaves-valor e colunares. São amplamente reconhecidos pela facilidade em seu desenvolvimento, desempenho escalável, alta disponibilidade e resiliência.
  • Hierárquico – Modelo hierárquico de banco de dados consiste em uma coleção de arquivos que são conectados entre si por meio de ligações, baseando a sua base de dados em um modelo de entidades e relacionamentos.
  • De rede – Possuindo uma organização semelhante ao modelo de banco de dados hierárquico, o modelo de rede possui uma estrutura mais completa, possuindo como principal diferença entre eles o fato de não existir restrição hierárquica. É um modelo que permite a organização dos dados em uma estrutura formada por várias listas, formada por um conjunto complexo de ligações.
  • Orientado a objetos – Baseado no paradigma da programação orientada a objetos, neste modelo as funcionalidades de orientação a objetos são integradas aos bancos de dados, onde cada informação é armazenada em forma de um objeto e seus registros em forma de tuplas.

Para gerar resultados, os dados devem ser coletados massivamente, segundo o princípio do Big Data. Por outro lado, apenas coletar não é suficiente; É preciso tratá-los para garantir um uso eficaz.

Até alguns anos atrás utilizar um SGBD para gerenciar o seu banco de dados era algo opcional hoje é algo primordial para ter vantagem competitiva, ter um controle maior e mais eficiente dos dados, com mais facilidade além de muitas outras vantagens.

 

Sua empresa já utiliza os dados para ter vantagem no mercado?

Ainda não, fale agora mesmo com nossa equipe para entender qual a melhor solução para sua empresa: comercial@atrainformatica.com.br