O que os Jetsons acertaram sobre o futuro

O clássico desenho animado “Os Jetsons” lançado em 1962, – e relançado com novos episódios em 1985 -, mostrava como seria a vida de uma família no futuro, com tudo que as modernidades do século 21 poderiam trazer.

Sempre fomos fascinados pelo futuro e os Jetsons aproveitaram ao máximo isso, dando-nos uma ideia do que o futuro nos aguardava. É claro que, estas ideias eram simplesmente inviáveis, mas sempre idealizamos que isso era possível. 

Os Jetsons apresentam uma série de objetos tecnológicos e gadgets inovadores. Muitas dessas “tecnologias dos Jetsons” se tornaram realidade no nosso cotidiano atual e algumas já são bem comuns e podem ser encontradas facilmente, outras nem tanto. 

Sabe o seu relógio inteligente? Estava lá. Esteiras rolantes em todo lugar? Também. E robô que cuida de tudo na casa? Bem, ainda não chegamos tão longe, mas os aspiradores-robô já são um grande avanço, não é mesmo!?

 

Veja algumas coisas que os Jetsons previram e se tornaram realidade:

Vídeo Chamada – Antigamente, ter um telefone em casa era considerado um artigo de luxo em vários países. Então, um dispositivo que realiza chamadas telefônicas usando vídeo, como Os Jetsons apresentavam, era uma tecnologia fora da realidade.

Relógio inteligente – Os relógios digitais de pulso surgiram no início de 1970. Bem distante da realidade tecnológica da época, a família Jetsons usava modelos para pesquisar sobre qualquer assunto e realizar ligações de vídeo.

Dispositivos móveis – Outra coisa que chamava atenção no desenho era o uso de telas tipo tablet para realizar diversas atividades, como ler notícias ou estudar. 

Robôs aspiradores – Há 61 anos atrás, ter um robô capaz de realizar atividades domésticas era algo inimaginável. Mas o desenho inovou, e trouxe a robô Rose, era o sonho de várias donas de casas que precisavam se dividir entre cuidar da casa e dar conta de várias outras atividades. Atualmente, os robôs aspiradores já fazem parte do dia a dia de muitas famílias. 

TVs de tela planas – As TVs bem fininhas já são imaginadas no mundo futurista dos Jetsons também. Para fazer seus exercícios matinais ou simplesmente assistir a shows de artistas famosos, a família Jetson usa diversos televisores finos espalhados pela casa. Na atualidade, tanto as TVs finas quanto as Smart TVs de diversas marcas ganharam praticamente todos os espaços públicos, coletivos e particulares, enquanto os televisores de tubo dos anos 1990 e 2000 nem são mais fabricados.

Casa inteligente – A “casa do futuro” dos Jetsons era impressionante, principalmente pra época em que se passava o desenho. A quantidade de itens tecnológicos automatizados estava por toda parte da casa, bastavam alguns toques em uma central cheia de botões para tudo funcionar perfeitamente. Hoje, as casas inteligentes possuem tecnologias tão avançadas quanto as imaginadas pela animação. Além disso, os usuários têm assistentes virtuais (Alexa, Siri e Google Assistente) para gerenciar toda a residência.

 

Olhando para trás, é impressionante o quanto a tecnologia avançou desde a criação dos Jetsons. É fascinante pensar no que o futuro pode nos reservar e quais outras tecnologias e avanços serão desenvolvidos ao longo dos próximos anos. 

E aí? Qual a previsão tecnológica de Os Jetsons mais te surpreendeu? 

 

Fonte: TecMundo | PCMAG | EducaMaisBrasil