5 Maneiras de aumentar a produtividade com integração e automação

Na economia digital atual, manter-se competitivo exige a integração de aplicativos em nuvem e a automação de processos para melhorar a experiência e a produtividade do cliente. Na verdade, ter esse tipo de agilidade pode fazer a diferença entre se destacar ou simplesmente manter o status quo.

A Gatepoint Research conduziu recentemente uma pesquisa com executivos de vários setores sobre integração de aplicativos e desafios e estratégias de processos de negócios.

Os resultados estão em Integração de aplicativos e automação de processos importam

A integração de aplicativos e a automação de processos andam de mãos dadas: a integração de aplicativos permite que diferentes sistemas de software se comuniquem e troquem dados perfeitamente, enquanto a automação de processos agiliza os processos de negócios automatizando tarefas e fluxos de trabalho. Quando combinadas, as organizações podem atingir um nível mais alto de eficiência e precisão em suas operações — não negociáveis ​​para manter uma posição competitiva.

Com isso em mente, faz sentido que os resultados da pesquisa Gatepoint indiquem:

  • 41% dos entrevistados acreditam que tarefas manuais e redundantes afetam suas organizações
  • 32% dos executivos estão preocupados com o impacto na experiência do cliente causado por seus processos desconectados
  • 49% das organizações estão focadas em automatizar seus processos críticos de negócios nos próximos 18 meses

E enquanto as organizações mais avançadas estão investindo em aplicativos de nuvem, elas também podem ter investimentos existentes em aplicativos locais. Conectar todos esses aplicativos — e as fontes de dados espalhadas por ambientes locais e de várias nuvens — é fundamental para automatizar e orquestrar processos de negócios.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nos dados para aprender sobre os desafios — e estratégias — para ajudar a melhorar a produtividade e aumentar a agilidade com integração de aplicativos e recursos de automação de processos.

Principais maneiras de superar os desafios de integração de aplicativos e automação de processos

Abaixo estão cinco desafios descobertos na pesquisa e estratégias recomendadas que podem ajudar a melhorar seus esforços de automação e integração:

  1. Desafio: Gerenciar o ciclo de vida da interface de programação de aplicativos (API). 

De acordo com a pesquisa da Gatepoint, 40% das organizações estão aproveitando as APIs para atender aos desafios de aplicativos, dados e processos de negócios. Isso faz sentido, pois as APIs automatizam e integram vários processos de negócios, como processamento de dados, processamento de pagamentos, atendimento ao cliente e automação de marketing. Mas considerando que a organização média hoje tem mais de 15.000 APIs instaladas, ser capaz de gerenciá-las com sucesso pode ser um desafio. Caso em questão: a pesquisa da Gatepoint indicou que 31% das organizações precisam de uma maneira de gerenciar todo o ciclo de vida de seu crescente volume de APIs.

Estratégia: as APIs se tornaram comuns e, com tantas pessoas diferentes ao longo do ciclo de vida da API (arquitetos, tecnólogos de negócios, desenvolvedores, consumidores, produtores, designers, integradores de cidadãos etc.), a necessidade de gerenciamento de ponta a ponta do ciclo de vida da API é crítico. Os recursos de gerenciamento do ciclo de vida da API podem ajudar as organizações a gerenciar APIs – desde a criação até a desativação – em várias nuvens e sistemas locais dentro e fora de seus firewalls. Isso pode ajudar a reduzir os custos operacionais simplificando todo o ciclo de vida da API e aumentando a agilidade dos negócios com o desenvolvimento de API democratizado.

  1. Desafio: Aproveitar a integração ponto a ponto.

Outra descoberta da pesquisa: 22% das organizações ainda usam a integração ponto a ponto como estratégia de integração de aplicativos. Essa abordagem geralmente é usada quando conectores pré-construídos ou uma solução de plataforma de integração como serviço (iPaaS) não está disponível ou não é viável. Embora úteis em casos de uso muito específicos, as integrações ponto a ponto podem se tornar complexas e difíceis de gerenciar à medida que o número de sistemas e integrações aumenta. Isso pode desacelerar a tomada de decisões e atrasar o desenvolvimento de novas inovações — um certo caminho para a mediocridade.

Estratégia: uma solução iPaaS é ideal para organizações que buscam ir além das integrações ponto a ponto. Isso porque um iPaaS fornece uma plataforma centralizada que simplifica o gerenciamento de várias integrações, o que facilita a manutenção e o dimensionamento. Por exemplo: Suponha que uma empresa utilize uma plataforma de e-commerce para gerir a sua loja online e um CRM para gerir os dados dos seus clientes. Com uma solução iPaaS, a empresa pode sincronizar os dados do cliente de sua plataforma de comércio eletrônico com seu sistema de CRM em tempo real. Isso é feito por meio de conectores e padrões de integração pré-construídos, o que simplifica o processo de integração e reduz o esforço de desenvolvimento.

  1. Desafio: Usar middleware legado ou ESB para integrar e automatizar.

De acordo com a pesquisa, 20% das organizações continuam integrando aplicativos e automatizando seus processos de negócios em seu legado de middleware ou solução de barramento de serviço corporativo (ESB). Por ser um serviço local, uma solução ESB pode não conseguir se conectar a aplicativos ou serviços baseados em nuvem, o que pode limitar a capacidade de uma organização de integrar totalmente seus sistemas e aplicativos. Além disso, os ESBs não são escaláveis ​​nem flexíveis e sua manutenção pode ser cara.

Estratégia: Devido à sua flexibilidade, um iPaaS pode se integrar a uma ampla variedade de aplicativos locais e baseados em nuvem. Isso permite que as organizações criem integrações complexas que abrangem vários sistemas e aplicativos. Ao contrário de uma solução ESB, um iPaaS pode automatizar fluxos de trabalho complexos, permitindo que as empresas simplifiquem seus processos e melhorem a eficiência. Um iPaaS também garante precisão e consistência de dados entre sistemas e aplicativos e permite troca de dados em tempo real, tempos de resposta mais rápidos e interações personalizadas.

  1. Desafio: Utilizar integração com código personalizado.

Trinta e seis por cento das organizações pesquisadas relataram que usam integração com código personalizado, que envolve o desenvolvimento de uma solução de integração do zero. Embora essa possa ser uma boa abordagem para casos de uso distintos, não é ideal, pois os requisitos de integração se tornam mais complexos. Além disso, a integração com código personalizado pode ser mais demorada e cara, pois requer habilidades de desenvolvimento especializadas e manutenção e suporte contínuos. Não apenas o tempo é perdido, mas os custos podem ficar fora de controle.

Estratégia: Aproveitar uma solução de integração de aplicativos pode ajudar as organizações a superar os problemas de integração com código personalizado com recursos de baixo código/sem código que ajudam a projetar integrações. Isso é feito com assistentes intuitivos, IA e opções de arrastar e soltar. Essas ferramentas inovadoras ajudam as organizações a simplificar suas operações, reduzir custos e melhorar a produtividade — itens essenciais em um mercado saturado.

  1. Desafio: Confiar em fornecedores de aplicativos ou hiper escaladores para conectividade.

A pesquisa afirma que 26% das organizações confiam em seus fornecedores de aplicativos (como Oracle e SAP) para opções de conectividade para integração de aplicativos e automação de processos. Parece conveniente, certo? Infelizmente, os conectores fornecidos por fornecedores de aplicativos e hiper escaladores geralmente são projetados para funcionar especificamente com seu próprio conjunto limitado de aplicativos de nicho. Isso pode resultar em uma colcha de retalhos de integrações difíceis de gerenciar e manter ao longo do tempo.

Estratégia: um iPaaS fornece uma variedade de conectores para criar e gerenciar integrações complexas entre vários aplicativos. Com um iPaaS, as empresas podem conectar vários aplicativos e sistemas, sejam eles fornecidos pelo mesmo fornecedor ou por fornecedores diferentes. Os conectores iPaaS oferecem maior compatibilidade com diferentes tecnologias, protocolos e formatos de dados. Isso pode levar a uma integração rápida, complexidade reduzida, maior produtividade e maior agilidade.

A linha de fundo? As organizações que desejam competir efetivamente na economia digital de hoje devem automatizar seus processos de negócios e integrar sua pilha de aplicativos.

Próximos passos

Você está pronto para transformar as operações de negócios, automatizar processos de negócios e acelerar a inovação com custos mais baixos? A ATRA pode ajudar.

Fale agora mesmo com nosso consultor.

 

Fonte: Informatica

1 Gatepoint Research, Pulse Report, Application Integration and Hyperautomation Strategies, 22 de novembro de 2022