5 benefícios da experiência do cliente e da integração de dados

Por trás de cada cliente encantado está uma ótima experiência do cliente (CX). Por trás de um ótimo CX estão ótimas decisões de negócios, apoiadas por ótimos insights orientados por dados, com base em ótimas análises. Mas você pode não ter uma ótima análise de dados . Em vez disso, você pode sentir que está apenas lidando com uma confusão de dados.

Se você é um profissional de dados, sabe como é isso. Grandes quantidades de dados desconectados, fragmentados e frequentemente incompletos espalhados por vários sistemas e ferramentas. As fontes podem ser aplicativos, e-mail, mídia social, aplicativos móveis, sites, chatbots, call centers, etc. Nenhum desses dados pode ser útil a menos que sejam combinados e gerenciados.

Ter volumes de dados sem precedentes sem poder acessá-los pode ser tão irritante quanto não ter dados. Infelizmente, essa é a realidade hoje. Uma pesquisa da Informatica descobriu que mais da metade (55%) dos CDOs relatam mais de 1.000 fontes de dados em suas organizações.

Isso nos diz, em termos inequívocos, que o fluxo, a disseminação e a diversidade de dados são problemas significativos para as empresas atualmente. Para que os dados estejam prontos para análise, eles precisam primeiro passar por um processo chamado integração de dados. Isso o levará a um estado em que sua ferramenta de inteligência de negócios (BI) ou análise pode gerar insights significativos a partir dele.

A integração de dados é um processo de três etapas, que inclui extrair, transformar, carregar (ETL) ou extrair, carregar, transformar (ELT). O processo ETL permite que você primeiro extraia os dados de várias fontes e sistemas distintos. Em seguida, você pode transformar os dados limpando, juntando, validando e padronizando-os em um formato consistente. E, finalmente, você pode carregá-lo no armazenamento de dados corporativo de sua escolha de destino. No processo ELT, os dados brutos são extraídos e carregados de uma fonte para um sistema de dados de destino, como um data warehouse ou data lake, e depois transformados para uso downstream.

Um processo de integração de dados sólido fornecerá a você dados limpos e prontos para análise, coletados de vários sistemas e reunidos em um único local. A partir daí, pode ser acessado por uma ferramenta de análise ou BI de sua escolha para gerar relatórios e insights.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais a integração de dados pode ajudar a transformar esse dilúvio impróprio de dados em insights, campanhas, experiências de clientes e, no final, clientes fiéis e satisfeitos.

5 maneiras pelas quais a integração de dados melhora a experiência do cliente (CX)

Uma ótima experiência do cliente é:

  • Com base nas necessidades e preferências do cliente
  • Personalizado, oportuno e relevante
  • Consistente em todos os canais
  • Vinculado a KPIs, como maior retenção, maior valor da vida útil do cliente, melhores pontuações líquidas do promotor e menor rotatividade

Aqui estão cinco maneiras pelas quais a solução de integração de dados correta oferece suporte a esses resultados de CX:

1. Impulsione a eficiência operacional e simplifique os processos de dados do cliente

A coleta manual de dados, a disputa e a limpeza podem ser lentas e propensas a erros. E a criação de conexões e pipelines de dados ad hoc pode ser demorada, deixando o sistema instável e a organização vulnerável a falhas de segurança.

A solução certa de integração de dados que seja rápida, fácil e inteligente deve automatizar o processo de integração de dados. Isso libera o tempo da equipe de dados para se concentrar em mais trabalho de criação de valor. Isso inclui extrair insights e usá-los para criar segmentos e desenvolver campanhas e experiências que fornecem resultados de negócios tangíveis. Igualmente importante, ele remove os gargalos de dados, que podem desacelerar campanhas e estratégias de entrada no mercado, tornando os dados certos fáceis de encontrar e ativar para usuários corporativos.

2. Aproveite uma visão única do cliente

Hoje, os clientes interagem com as marcas em vários canais digitais e físicos. Isso deixa um rastro complexo de dados sobre suas preferências, comportamento e intenção. A integração de dados ajuda a criar uma única fonte de verdade ou uma visão de 360 graus do cliente, reunindo todos os dados gerados por eles nos sistemas em um só lugar.

Esta não é apenas uma atividade única. A limpeza e transformação contínuas de dados põem fim aos silos de dados de marketing. Ele também coloca dados confiáveis nas mãos dos usuários corporativos quando eles precisam. Os usuários capacitados sabem onde encontrar e como usar os dados de negócios para sua melhor vantagem.

Uma visão única do cliente torna-se um catalisador para a criação de formas novas e inovadoras de interagir com os clientes de forma mais consistente e com maior relevância. Ele promove a colaboração e a experimentação entre equipes porque, quando todos trabalham com os mesmos dados, é mais fácil criar um plano de ação concreto. O resultado? Melhores ofertas de marketing, discussões de vendas mais significativas, resolução de problemas mais rápida e interações aprimoradas entre canais.

3. Otimize o desempenho da campanha para um ROI mais alto

Quando os usuários corporativos têm acesso a dados de clientes altamente confiáveis, eles podem definir melhor os segmentos de clientes, garantindo um direcionamento mais contextual e relevante e uma melhor personalização. Decisões baseadas em insights levam a melhores resultados de desempenho, como:

  • Aquisição de clientes, cross-sell e upsell por meio de perfis aprimorados, segmentação/direcionamento e recomendações de produtos, unificando dados de clientes, produtos, canais e atividades
  • Conversão do cliente com interações cross-channel mais oportunas e relevantes, consistentes e contextuais

4. Melhore o engajamento em todo o ciclo de vida do cliente

Dados de clientes conectados e de alta qualidade podem ser usados para gerar um envolvimento mais positivo do cliente além da campanha. Por exemplo, conectar dados de clientes, produtos e uso pode ajudar a simplificar e acelerar a resolução de problemas e o atendimento ao cliente. Ele também pode melhorar a precisão da previsão de churn e permitir que sua equipe tome ações preventivas proativas. E pode aprimorar as recomendações de próxima melhor ação para impulsionar a retenção.

Com integração de dados fácil e rápida, suas equipes voltadas para o cliente podem experimentar e aumentar o envolvimento do cliente em novos canais, como comércio social, anúncios de compra e canais de digitalização de experiência na loja com confiança, sabendo que os dados gerados serão acionáveis.

5. Garanta uma experiência de privacidade positiva

A privacidade é muito importante hoje na experiência do cliente, incluindo como seus dados são coletados, gerenciados, processados, compartilhados, armazenados e destruídos. Os regulamentos sobre privacidade e segurança de dados estão ficando mais rigorosos e a conscientização do cliente sobre os direitos dos dados está crescendo. A notícia de uma violação de dados pode trazer não apenas uma multa regulatória, mas também pode impactar negativamente a credibilidade da marca.

Usar uma ferramenta de integração de dados comprovada para mover, limpar, transformar e carregar dados em uma ferramenta de BI ou análise sem comprometer a governança ou segurança de dados ajuda a construir a credibilidade da marca. Também ajuda a garantir que os dados sejam usados de maneira compatível e que os dados confidenciais sejam protegidos contra exposição indesejada durante a colaboração e o consumo.

Nem todas as ferramentas de integração de dados são criadas iguais

Embora o impacto da integração de dados nos resultados de CX seja significativo, lembre-se de que nem todas as ferramentas ETL e ELT são criadas da mesma forma. Infelizmente, devido ao alto custo e/ou complexidade de muitas ferramentas de integração de dados no mercado, os profissionais de dados podem acabar usando ferramentas de código aberto ou independentes. Isso provavelmente suportará apenas casos de uso ad hoc ou parciais. Se a TI estiver muito ocupada para ajudar, os profissionais de dados podem acabar codificando manualmente os conectores manuais apenas para realizar trabalhos urgentes. Isso pode funcionar a curto prazo, mas os custos de longo prazo podem não valer o esforço.

A ferramenta de integração de dados ideal deve ser fácil de usar para permitir que os profissionais de operações de marketing com experiência em tecnologia auto atendam a solução sem código e sem ajuda central de TI. Deve ser comprovado, ou seja, seguro, de nível empresarial, estável e confiável em qualquer escala. E simplificaria em vez de complicar o gerenciamento de dados e, mais importante, seria gratuito ou de baixo custo para evitar aprovações orçamentárias pesadas.

 

Créditos: Informatica.