História das linguagens de programação

A programação de computadores é a própria base da era digital em que vivemos hoje. Toda vez que você curte uma postagem nas redes sociais, ou envia um e-mail ou ativa um alarme no telefone, uma linguagem de programação está trabalhando nos bastidores – puxando os cordões.

Mas onde tudo começou? E o que estimulou seu crescimento na indústria líder que existe hoje? Acima de tudo, por que conhecer a história das linguagens de programação é importante para contratar desenvolvedores?

Esta retrospectiva mostrará a evolução da  programação de computadores ao longo dos anos. Veremos a volta das linguagens antigas e do complicado código de máquina para a sofisticada linguagem legível por humanos que alimenta nossas tecnologias favoritas hoje.

A primeira linguagem de programação

Você sabia que a primeira linguagem de programação foi inventada em 1843? Ada Lovelace criou o primeiro algoritmo de máquina para uma máquina de computação antiga que ela escreveu em um pedaço de papel porque não existiam computadores na época! As linguagens de programação obviamente percorreram um longo caminho desde então, mas para entender a história das linguagens de programação, é preciso primeiro reconhecer sua origem.

História das linguagens de programação: uma linha do tempo

As primeiras linguagens de programação conhecidas eram códigos de máquina complicados que eram inseridos manualmente nas primeiras máquinas de computação. Como você descobrirá, a programação de computadores desenvolveu-se rapidamente de códigos de máquina para códigos legíveis por humanos totalmente automatizados.

1843: algoritmo de máquina de Ada Lovelace

Ada Lovelace inventa o primeiro algoritmo de máquina para a máquina de diferenças de Charles Babbage, que estabelece as bases para todas as linguagens de programação.

1944-45: Plankalkül

Em algum lugar entre 1944-45, Konrad Zuse desenvolveu a primeira linguagem de programação ‘real’ chamada Plankalkül (Plan Calculus). A linguagem do Zeus (entre outras coisas) permitia a criação de procedimentos, que armazenavam pedaços de código que podiam ser apresentados repetidamente para executar operações de rotina.

1949: Linguagem Assembly

A linguagem Assembly foi usada na calculadora automática de armazenamento de atraso eletrônico (EDSAC). A linguagem Assembly era um tipo de linguagem de programação de baixo nível que simplificava a linguagem do código de máquina. Em outras palavras, as instruções específicas necessárias para operar um computador.

1949: Shortcode

Shortcode (ou código de ordem curta), foi a primeira linguagem de alto nível (HLL) sugerida por John McCauley em 1949. No entanto, foi William Schmitt quem a implementou para o computador BINAC no mesmo ano e para o UNIVAC em 1950.

1952: Autocode

Autocode era um termo geral usado para uma família de linguagens de programação. Desenvolvido pela primeira vez por Alick Glennie para o computador Mark 1 na Universidade de Manchester, o Autocode foi a primeira linguagem compilada a ser implementada, o que significa que pode ser traduzida diretamente em código de máquina usando um programa chamado compilador. O Autocode foi usado nas primeiras máquinas de computação Ferranti Pegasus e Sirius, além do Mark 1.

1957: FORTRAN

FORmula TRANslation ou FORTRAN foi criada por John Backus é considerada a linguagem de programação mais antiga em uso atualmente. A linguagem de programação foi criada para cálculos científicos, matemáticos e estatísticos de alto nível. O FORTRAN ainda está em uso hoje em alguns dos supercomputadores mais avançados do mundo.

1958: ALGOL (Linguagem algorítmica)

A linguagem algorítmica ou ALGOL foi criada por um comitê conjunto de cientistas da computação americanos e europeus. ALGOL serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de algumas das linguagens de programação mais importantes, incluindo Pascal, C, C++ e Java.

1958: LISP (processador de lista)

O processador de lista ou LISP foi inventado por John McCarthy no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Originalmente projetado para inteligência artificial, o LISP é uma das linguagens de programação mais antigas ainda em uso hoje e pode ser usado no lugar de Ruby ou Python. Empresas como Acceleration, Boeing e Genworks ainda estão usando LISP em suas pilhas de tecnologia.

1959: COBOL (Common Business Oriented Language)

Common Business Oriented Language (COBOL), é a linguagem de programação por trás de muitos processadores de cartão de crédito, caixas eletrônicos, chamadas telefônicas e celulares, sinais hospitalares e sistemas de sinais de trânsito (só para citar alguns). O desenvolvimento da linguagem foi liderado pela Dra. Grace Murray Hopper e foi projetada para rodar em todas as marcas e tipos de computadores. O COBOL ainda é usado até hoje principalmente para sistemas bancários e de gamificação .

1964: BASIC (Código de instrução simbólica para todos os fins do iniciante)

Beginners All-Purpose Symbolic Instruction Code ou BASIC foi desenvolvido por um grupo de estudantes do Dartmouth College. A linguagem foi escrita para alunos que não tinham um forte conhecimento de matemática ou computadores. A linguagem foi desenvolvida pelos fundadores da Microsoft, Bill Gates e Paul Allen, e se tornou o primeiro produto comercializável da empresa.

1970: PASCAL

Nomeado após o matemático francês Blaise Pascal, Niklaus Wirth desenvolveu a linguagem de programação em sua homenagem. Foi desenvolvido como uma ferramenta de aprendizado para programação de computadores, o que significava que era fácil de aprender. Foi o favorito da Apple nos primeiros dias da empresa, devido à sua facilidade de uso e potência.

1972: Smalltalk

Desenvolvido no Xerox Palo Alto Research Center por Alan Kay, Adele Goldberg e Dan Ingalls, o Smalltalk permitiu que os programadores de computador modificassem o código em tempo real. Ele introduziu uma variedade de aspectos da linguagem de programação que são linguagens visíveis de hoje, como Python, Java e Ruby. Empresas como Leafly, Logitech e CrowdStrike afirmam que usam Smalltalk em suas pilhas de tecnologia.

1972: C

Desenvolvido por Dennis Ritchie no Bell Telephone Laboratories para uso com o sistema operacional Unix. Foi chamado de C porque foi baseado em uma linguagem anterior chamada ‘B’. Muitas das linguagens líderes atuais são derivadas de C, incluindo; C#, Java, JavaScript, Perl, PHP e Python. Ele também ainda está sendo usado por grandes empresas como Google, Facebook e Apple.

1972: SQL (SEQUEL na época)

O SQL foi desenvolvido pela primeira vez pelos pesquisadores da IBM Raymond Boyce e Donald Chamberlain. SEQUEL (como era chamado na época), é usado para visualizar e alterar informações que estão armazenadas em bancos de dados. Hoje em dia a linguagem é um acrônimo – SQL, que significa Linguagem de Consulta Estruturada. Há uma infinidade de empresas que usam SQL e algumas delas incluem Microsoft e Accenture.

1980/81: Ada

Ada foi originalmente projetada por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da CUU Honeywell Bull sob contrato com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Nomeada em homenagem à matemática de meados do século XIX Ada Lovelace, Ada é uma linguagem de programação de alto nível estruturada, estaticamente tipada, imperativa, de amplo espectro e orientada a objetos. Ada foi criada a partir de outras linguagens de programação populares na época, como Pascal. Ada é usado para sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo em países como Austrália, Bélgica e Alemanha, bem como em uma série de outros projetos de transporte e espaço.

1983: C++

Bjarne Stroustrup modificou a linguagem C no Bell Labs, C + + é uma extensão de C com aprimoramentos como classes, funções virtuais e modelos. Ele está listado entre as 10 principais linguagens de programação desde 1986 e recebeu o status de Hall da Fama em 2003. C + + é usado no MS Office, Adobe Photoshop, mecanismos de jogos e outros softwares de alto desempenho.

1983: Objetivo-C

Desenvolvido por Brad Cox e Tom Love, Objective-C é a principal linguagem de programação usada para escrever software para macOS e iOS, os sistemas operacionais da Apple.

1987: Perl

Perl foi criado por Larry Wall e é uma linguagem de programação de alto nível e de uso geral. Ele foi originalmente projetado como uma linguagem de script projetada para edição de texto, mas hoje em dia é amplamente usado para muitos propósitos, como CGI, aplicativos de banco de dados, administração de sistemas, programação de rede e programação gráfica.

1990: Haskell

Haskell é uma linguagem de programação de uso geral nomeada em homenagem ao lógico e matemático americano Haskell Brooks Curry. É uma linguagem de programação puramente funcional, o que significa que é principalmente matemática. Ele é usado em vários setores, especialmente aqueles que lidam com cálculos complicados, registros e processamento de números. Como muitas outras linguagens de programação desta época, não é muito comum ver Haskell em uso para aplicativos conhecidos. Com isso dito, a linguagem de programação foi usada para escrever vários jogos, um dos quais é Nikki and the Robots .

1991: Python

Com o nome da banda de comédia britânica ‘Monty Python’, o Python foi desenvolvido por Guido Van Rossum. É uma linguagem de programação de alto nível de uso geral criada para oferecer suporte a uma variedade de estilos de programação e ser divertida de usar. Python é, até hoje, uma das linguagens de programação mais populares do mundo, usada por empresas como Google, Yahoo e Spotify.

1991: Visual Basic

Desenvolvido pela Microsoft, o Visual Basic permite que os programadores utilizem um estilo de arrastar e soltar para escolher e alterar blocos de código pré-selecionados por meio de uma interface gráfica do usuário (GUI). A linguagem não é muito usada hoje em dia, no entanto, a Microsoft usou partes do Visual Basic em vários de seus aplicativos, como Word, Excel e Access.

1993: Rubi

Criado por Yukihiro Matsumoto, Ruby é uma linguagem de programação interpretada de alto nível. Uma linguagem de ensino que foi influenciada por Perl, Ada, Lisp e Smalltalk – entre outros. Os principais usos do Ruby são para desenvolvimento de aplicativos da Web e Ruby on Rails. Twitter, Hulu e Groupon são alguns exemplos bem conhecidos de empresas que usam Ruby.

1995: Java

Java é uma linguagem de propósito geral e de alto nível criada por James Gosling para um projeto de TV interativa. Possui funcionalidade multiplataforma e está consistentemente entre as principais linguagens de programação mais populares do mundo. Java pode ser encontrado em todos os lugares, de computadores a smartphones e parquímetros.

1995: PHP

Anteriormente conhecido como ‘Página inicial pessoal’, que agora significa ‘Pré-processador de hipertexto’, o PHP foi desenvolvido por Rasmus Lerdorf. Seus principais usos incluem a criação e manutenção de páginas da Web dinâmicas, bem como o desenvolvimento do lado do servidor. Algumas das maiores empresas de todo o mundo usam PHP, incluindo Facebook, Wikipedia, Digg, WordPress e Joomla.

1995: JavaScript

JavaScript foi criado por Brendan Eich, esta linguagem é usada principalmente para desenvolvimento web dinâmico, documentos PDF, navegadores web e widgets de desktop. Quase todos os principais sites usam JavaScript. Gmail, Adobe Photoshop e Mozilla Firefox são alguns exemplos bem conhecidos.

2000: C#

Desenvolvido na Microsoft com a esperança de combinar a capacidade de computação do C++ com a simplicidade do Visual Basic, o C# é baseado no C++ e compartilha muitas semelhanças com o Java. A linguagem é usada em quase todos os produtos da Microsoft e é vista principalmente no desenvolvimento de aplicativos de desktop.

2003: Scala

Desenvolvido por Martin Odersky, Scala que combina programação matemática funcional e programação organizada orientada a objetos. A compatibilidade do Scala com Java o torna útil para o desenvolvimento do Android. Linkedin, Twitter, Foursquare e Netflix são apenas alguns exemplos das muitas empresas que usam Scala em suas pilhas de tecnologia.

2003: Groovy

Derivado do Java, o Groovy foi desenvolvido por James Strachan e Bob McWhirter. A linguagem melhora a produtividade por ser sucinta e fácil de aprender. Algumas empresas conhecidas que estão usando o Groovy em suas pilhas de tecnologia são Starbucks, Transferwise e Craftbase.

2009: Go

O Go foi desenvolvido pelo Google para resolver problemas que ocorrem devido a grandes sistemas de software. Devido à sua estrutura simples e moderna, o Go ganhou popularidade entre algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como Google, Uber, Twitch e Dropbox.

2010: Kotlin 

O Kotlin foi desenvolvido pela JetBrains. Essa linguagem de programação surgiu com a proposta de ser simples, concisa, intuitiva e rápida para fazer, principalmente, aplicativos para o sistema operacional Android. Algumas das maiores empresas também estão usando o Kotlin: Google, Amazon, Netflix, entre outras.

2014: Swift

Desenvolvido pela Apple como um substituto para C, C++ e Objective-C, o Swift foi desenvolvido com a intenção de ser mais fácil do que as linguagens mencionadas e permitir menos espaço para erros. A versatilidade do Swift significa que ele pode ser usado para aplicativos de desktop, móveis e em nuvem. O aplicativo de idiomas líder ‘Duolingo’ lançou um novo aplicativo escrito em Swift.

Quais linguagens de programação antigas ainda são usadas hoje?

Nem todas as linguagens de programação duram para sempre. Seja resultado da evolução da tecnologia ou simplesmente da substituição por uma linguagem mais atualizada. Com isso, existem algumas linguagens de programação antigas que ainda estão sendo usadas por profissionais de TI hoje:

FORTRAN

A versão inicial do FORTRAN foi proposta na IBM por John Backus em 1953. Foi o primeiro compilador otimizador e foi amplamente utilizado para trabalhos científicos porque seu código otimizado compete favoravelmente com o código Assembly escrito à mão. A linguagem ainda é usada até hoje em alguns dos supercomputadores mais rápidos do mundo. Houve uma série de atualizações desde 1953 com a versão mais recente lançada em 2018.

COBOL

COBOL foi desenvolvido em 1959 e foi uma das primeiras linguagens de programação de alto nível. Apesar de ter sido inventado há muito tempo, o COBOL ainda é extremamente prevalente hoje. Somente nos EUA , 43% dos sistemas bancários são construídos em COBOL, respondendo por 95% dos roubos de caixas eletrônicos e 80% das transações pessoais.

As primeiras linguagens de programação da Microsoft e da Apple

Microsoft e Apple são duas das empresas mais fundamentais na história das linguagens de programação. BASIC (lançado pela primeira vez em 1964), foi modificado pelos fundadores da Microsoft Bill Gates e Paul Allen em 1975. Sua versão modificada tornou-se Altair BASIC , que foi o primeiro produto comercializado e distribuído da Microsoft, e levou à criação da empresa.

Pascal foi a linguagem de programação escolhida durante os primeiros dias da Apple. Inventado no início dos anos 1970, os desenvolvedores da Apple gostaram do Pascal por causa de seu poder e facilidade de uso. No entanto, quando a Apple adquiriu a biblioteca de código NeXTSTEP em 1996, Objective-C (que foi licenciado sob NeXTSTEP) tornou-se a linguagem popular de escolha para o gigante da tecnologia.

Qual é a linguagem de programação mais popular atualmente?

Como vimos, a programação de computadores se desenvolveu a um nível além de todas as expectativas, potencializando a tecnologia da qual dependemos diariamente. É por isso que precisamos de profissionais qualificados para implementar e controlar as linguagens de programação que alimentam o mundo hoje.

Mas qual linguagem de programação é a mais popular?

O relatório de habilidades de TI do DevSkiller 2020 fornece informações valiosas exatamente para essa pergunta. O relatório contém dados de mais de 213.000 testes de codificação enviados em 143 países por empresas que procuram contratar profissionais de TI especializados:

  1. JavaScript – 72%
  2. SQL – 55%
  3. Java 52%
  4. HTML/CSS – 46%
  5. .NET/C# – 36%

O JavaScript foi a linguagem mais popular testada com nas respostas enviadas. Essa descoberta é confirmada na Pesquisa de Desenvolvedores Stack Overflow de 2020, que lista o JavaScript como a linguagem de programação mais popular pelo oitavo ano consecutivo. SQL, Java, HTML/CSS e .NET/C# completaram o top 5.

Conclusão

A história das linguagens de programação é fascinante. Quem diria que um algoritmo de meados do século 19 abriria caminho para a sociedade impulsionada pela tecnologia em que vivemos hoje. 

Desde os primeiros códigos de máquina até o sofisticado código legível por humanos que alimenta nossas tecnologias favoritas hoje, as linguagens de programação percorreram um longo caminho. 

Créditos: DevSkiller | geekhunter