Integração de dados x integração de aplicativos

Blog ATRA

O Yin & Yang da sua transformação digital

No cenário de TI competitivo de hoje, é fundamental automatizar os fluxos de trabalho de negócios. Existem muitas tecnologias para automação de processos, incluindo integração de aplicativos e integração de dados . Isso aumentará a produtividade da equipe, melhorará a experiência do cliente e agilizará a tomada de decisões.

Por exemplo, os varejistas estão criando campanhas de marketing personalizadas para compras na loja e virtuais e prevendo a demanda para otimizar os níveis de estoque. Mas, para ter sucesso, a tecnologia do varejista deve ser integrada aos mercados de seus fabricantes. Isso é feito para que ele possa receber automaticamente pedidos que fluem direto para o faturamento, atendimento e envio. Caso contrário, muito tempo e recursos serão desperdiçados em todas as etapas do processo. Se o fabricante tiver seus dados e aplicativos de pedidos integrados aos de seus clientes, os pedidos aparecerão automaticamente, serão gerenciados e serão acelerados.

Esse é o lado comercial das coisas. Agora, vamos discutir análises. As empresas querem ser capazes de analisar dados. No exemplo acima, para um fabricante, isso implicaria o número de pedidos recebidos em um determinado período de tempo, sua tendência, volume de pedidos por cliente, SLA de atendimento alcançado etc. , etc., eles precisam ter acesso fácil e rápido por meio de análises de autoatendimento.

Integração de dados versus integração de aplicativos em automação inteligente

À medida que um processo de negócios avança, o controle deve ser passado de um aplicativo para outro. Os aplicativos precisam ser integrados ou conectados uns aos outros para permitir que um processo avance entre os aplicativos.

Agora imagine que o fabricante acima começa a processar os pedidos 24 horas após o recebimento. A solicitação do pedido contém informações básicas e os dados completos do pedido são carregados no data warehouse usando trabalhos em lote periódicos. Nesse caso, a integração de dados é usada para extrair os dados do sistema de pedidos e integrá-los ao restante dos sistemas de negócios. Isso inclui sistemas para clientes, produtos e análises de vendas, bem como para o planejamento da cadeia de suprimentos.

Como você pode ver, as organizações contam com a integração de aplicativos e dados para automatizar processos e compartilhar dados em tempo real e em lote. Essas são duas capacidades distintas, mas essenciais: o yin e o yang de que as empresas precisam para alcançar a transformação digital.

A evolução da tecnologia iPaaS

Vamos começar com a integração de aplicativos, o yin da transformação digital. A integração de aplicativos é usada para conectar diferentes aplicativos e é realizada (quase) em tempo real para concluir um processo de negócios ou integração de dados em tempo real. Isso pode estar recebendo um pedido do cliente. Outro exemplo é fornecer dados imediatos do cliente a um representante de atendimento ao cliente para aprovação de crédito.

É útil entender o gerenciamento de API no contexto da integração: as APIs evoluíram como uma das formas mais populares de integrar aplicativos. Isso ocorre porque as APIs são leves, facilmente acopladas e podem ser protegidas e controladas. O gerenciamento de API fornece a capacidade de publicar, assinar, proteger, monitorar e gerenciar APIs. O gerenciamento de API não integra aplicativos. Em vez disso, é uma extensão da integração de aplicativos porque as tecnologias de integração de aplicativos fornecem a capacidade de criar e criar APIs. O gerenciamento de API fornece um meio de controlá-los.

De volta à integração: até dez anos atrás, as empresas usavam barramentos de serviços corporativos (ESBs), servidores de integração e intermediários de mensagens para integrar seus aplicativos. No entanto, a plataforma de integração como serviço (iPaaS) tornou-se a tecnologia de fato para integração de aplicativos. Ele evoluiu rapidamente para incluir integração de dados para várias nuvens e implantações locais.

O caso de uso mais básico da tecnologia iPaaS é a integração da implementação SAP local dos clientes com o Salesforce CRM baseado em nuvem. Além disso, a tecnologia iPaaS deve:

  • Suportar às necessidades avançadas de gerenciamento de dados
  • Fornecer opções de conectividade prontas para uso para sistemas e armazenamentos de dados populares na nuvem e no local
  • Oferecer ferramentas de autoria para definir um processo, uma API ou um mapeamento de dados fácil o suficiente para ser usado por desenvolvedores, integradores de cidadãos e analistas

A tecnologia iPaaS típica também vem com ferramentas de colaboração de desenvolvedor e operações para controle de versão, CICD e DevOps.

Modernizando com integração de dados

O yang da transformação digital é a integração de dados. Isso é usado para carregar ou replicar novos dados de fontes de dados heterogêneas em um repositório central, como um data warehouse. Isso fornece uma visão unificada do negócio para análises e relatórios. A análise inclui painéis, mineração de dados, análise preditiva e análise de autoatendimento.

A integração de dados também é usada para migrar dados de sistemas legados para ambientes modernos. Outro exemplo de integração de dados é a consolidação de dados de sistemas operacionais em um data warehouse para reduzir o impacto nos sistemas operacionais. As ferramentas de integração de dados são ferramentas de extração, transformação e carregamento (ETL) . As ferramentas ETL são usadas para:

  • Extrair ou ingerir dados de uma variedade de fontes
  • Fornecer recursos de transformação de dados para padronizar ou limpar os dados
  • Carregar os dados no(s) sistema(s) de destino

As ferramentas ETL incluem um designer visual para ajudar os desenvolvedores a criar mapeamentos de pipeline de dados para extrair, transformar e carregar os dados no data warehouse.

A integração de aplicativos é usada para processos ou integração centrada em API. A integração de dados é usada para integração centrada em dados por meio de trabalhos em lote que são processados ​​periodicamente — semanalmente, diariamente, de hora em hora ou conforme necessário. Essa abordagem centrada em dados foi projetada para coletar dados para análise histórica. Consiste na integração de milhões de transações de vendas, pedidos, reclamações de seguros, atividades de rastreamento clínico, produções de máquinas e outros tipos de dados.

Com a transformação digital, cada vez mais soluções de integração de dados fornecem a capacidade de integrar streaming e dados em tempo real de alto volume para processar dados sensíveis ao tempo. Isso inclui dados do sensor para evitar interrupções na produção, transações de armazenamento para evitar fraudes enquanto elas estão acontecendo e roteamento da cadeia de suprimentos para evitar atrasos devido ao clima. A maioria das soluções de análise foi migrada para a nuvem com soluções de armazenamento de dados na nuvem , mas ainda depende da integração de dados como a principal tecnologia para gerenciar seus dados.

A transformação digital exige integração de aplicativos e integração de dados

Felizmente, deixamos claro que, para alcançar a transformação digital, você precisa da integração de dados e aplicativos. Além disso, para serem eficientes e econômicas, as organizações desejam que essas ferramentas façam parte da mesma solução.

No entanto, ter recursos de integração de dados e aplicativos em uma solução unificada é apenas o começo. O gerenciamento de dados é crítico, porque de que servem os dados se não puderem ser confiáveis ​​ou protegidos? Não é muito útil se você não conseguir consolidar os dados para fornecer uma visão abrangente do seu cliente, não é? E depois há a inteligência artificial (IA), que aproveita o poder de seus dados e metadados para automatizar seus processos, tornando-os mais eficientes e inteligentes.

Concentrar-se na continuidade dos negócios é importante no clima atual, que exige operações “apagadas”. Mas pense nisso. Se você não tivesse seus dados e aplicativos conectados, conseguiria realizar operações contínuas?

Voltando ao exemplo acima: A menos que você integre seus aplicativos, você estará movendo manualmente seu processo de negócios de um sistema para outro, talvez por notificação por e-mail. Todos nós já ouvimos histórias de compartilhamento manual de dados por meio de planilhas. Isso torna o processo lento, pouco confiável e inseguro. Agora pense em um processo de negócios de “correção automática” para um pedido que foi interrompido devido a uma aparente falta de estoque (um erro), mesmo com um estoque substancial em mãos – o resultado da integração de aplicativos e integração de dados em execução na mesma plataforma.

Como? Um trabalho em execução em seu serviço de integração de dados falhou, resultando em dados de inventário incorretos. Como o serviço de integração de aplicativos está em execução na mesma plataforma, ele tem conhecimento imediato desta falha. Ele espera que a atualização do estoque seja concluída com sucesso e, enquanto isso, ainda envia um e-mail ao cliente informando sobre o atraso no atendimento do pedido.

Agora pense no resultado se esses dois serviços operassem em plataformas independentes. Isso talvez exija todos os tipos de intervenção manual e correção de erros. Isso pode causar atrasos e, no pior dos casos, perda de receita. 

 

Créditos: Informatica.