4 maneiras estratégicas de fortalecer a resiliência empresarial baseada em dados

É fácil entender por que as organizações desejam se tornar mais orientadas por dados: as organizações orientadas por dados estão preparadas para oferecer melhor desempenho de negócios.

Os funcionários não precisam gastar tanto tempo procurando e preparando dados para uso e podem trabalhar com mais eficiência. A colaboração em toda a organização pode melhorar o tempo de lançamento no mercado para as principais prioridades de negócios. Isso leva a uma melhor utilização dos recursos e redução dos custos operacionais. 

E as organizações orientadas por dados têm maior probabilidade de serem transparentes, oferecendo melhor gerenciamento de riscos operacionais.

Isso explica por que os líderes de dados devem ser otimistas sobre sua capacidade de gerar impacto positivo para as prioridades de negócios. Os líderes de dados inteligentes podem se concentrar em iniciativas que produzem resultados de negócios claros, como experiência do cliente, otimização da cadeia de suprimentos, eficiência operacional e agilidade nos negócios.

Promover uma cultura orientada por dados e fazer uso eficaz dos dados na tomada de decisões de negócios também deve ser uma prioridade. Com a crescente incerteza econômica enfrentada pelas organizações e seus líderes de dados em 2023, ser orientado por dados torna-se ainda mais crítico para ajudar a navegar pelos riscos e criar resiliência nos negócios. E é por isso que os líderes de dados de alto desempenho sabem que cumprir essas prioridades significa investir não apenas em dados, mas em como eles os gerenciam: mais de 2 em cada 3 líderes de dados (68%) preveem um aumento nos investimentos em gerenciamento de dados em 2023 . Esta foi uma descoberta importante do estudo recém-publicado da Informatica, “CDO Insights 2023: Como capacitar a resiliência baseada em dados. ” 

Este estudo, conduzido pela Wakefield Research em nome da Informatica, captura as descobertas de nossa pesquisa com 600 diretores de dados, diretores de análise e diretores de dados e análises nos Estados Unidos, Europa e região da Ásia-Pacífico.

O estudo encontrou muitos exemplos de como uma liderança de dados em amadurecimento deseja não apenas recursos de gerenciamento de dados, mas também uma estratégia bem planejada que esteja vinculada a resultados de negócios claros. Não é mais suficiente fazer investimentos em dados e recursos de dados. Para fortalecer a resiliência e a agilidade dos negócios, você precisa:

  • Ter a estratégia certa;
  • Alinhamento organizacional na estratégia;
  • Estratégia ligada a resultados de negócios claros;
  • Priorizar o tipo certo de investimentos em gerenciamento de dados para apoiar a estratégia.

Aqui estão quatro maneiras pelas quais as organizações lideradas por dados podem fortalecer a resiliência dos negócios.

Alinhando a estratégia de dados para capacitar as prioridades de negócios

Quando as estratégias de dados e as estratégias de negócios estão alinhadas, é mais provável que suas organizações priorizem os investimentos em gerenciamento de dados. Os líderes de dados se sentem mais capacitados e mais confiantes sobre sua capacidade de executar com eficácia sua estratégia de dados. E eles têm maior controle sobre seu orçamento.

  • 92% daqueles muito ou completamente alinhados se sentem capacitados para executar sua estratégia de dados atual.
  • 76% daqueles que relataram estar muito ou completamente alinhados em seus dados e estratégia de negócios também tinham controle total de seu orçamento.
  • 83% dos líderes de dados que controlam totalmente seu orçamento de dados são mais eficazes em atingir suas metas de estratégia de dados.

Investir na democratização, confiança e governança de dados

Um imperativo comercial novo e emergente: a necessidade de estabelecer ou promover uma cultura orientada por dados. Os líderes de dados que desejam garantir o alinhamento sabem que precisam priorizar o tipo certo de investimentos no gerenciamento de dados. Os melhores investimentos trazem benefícios de longo prazo que promovem confiança, compreensão e uso responsável dos dados. Para 2023, os líderes identificaram estas prioridades:

  • 52% planejam melhorar a governança sobre dados e processos de dados
  • 46%  querem melhorar a cultura orientada por dados e a alfabetização em dados.
  • 44% planejam melhorar a privacidade e a segurança dos dados.
  • 42% desejam permitir o compartilhamento, a democratização e o uso efetivos de dados.

Adotando uma abordagem unificada para gerenciar a fragmentação e a complexidade dos dados

Mais da metade (55%) dos líderes de dados da pesquisa relataram que sua organização tem mais de 1.000 fontes de dados. Isso geralmente cria um grande obstáculo: 32% dos líderes de dados pesquisados ​​disseram que a falta de uma visão completa e compreensão do estado de dados é a razão pela qual eles não conseguem executar sua estratégia de dados.

E os líderes de dados esperam que o volume e a variedade de fontes de dados só se tornem mais complexos em 2023. A grande maioria dos líderes de dados (91%) prevê aumentos em fontes de dados de todos os tipos:

  • 78% fontes de dados para análise.
  • 77% armazenamentos de dados na nuvem.
  • 77% aplicações.

Como uma organização que não consegue gerenciar seu volume de dados não pode aproveitar nenhum dos benefícios de seus dados, os líderes de dados proativos sabem que não podem resolver isso com ferramentas únicas e isoladas – eles precisam enfrentar esse desafio com uma abordagem de gerenciamento de dados unificado que lhes forneça com a flexibilidade para crescer e evoluir com base nas necessidades do negócio.

Medindo o que importa

A estratégia de dados deve permitir resultados de negócios. E o estudo mostrou o seguinte: os líderes de dados de alto desempenho desejam a capacidade de medir como a estratégia de dados afeta os resultados dos negócios. Ganhar a capacidade de melhorar a forma como os dados são usados ​​na tomada de decisões de negócios e nos processos operacionais foi citado por 45% dos líderes de dados. E os líderes de dados que obtiveram ganhos reais com suas estratégias e investimentos foram os mais associados a essa métrica. Em última análise, isso mostra que se trata de mais do que dados pelos dados: trata-se de gerar valor real.

Melhorar a qualidade dos dados foi fundamental para muitos líderes de dados:

  • 44% querem melhorar a qualidade das análises usadas para a tomada de decisões.
  • 44% planejam melhorar a qualidade dos dados.
  • 47% querem melhorar a eficiência de suas atividades de análise e gerenciamento de dados.
  • 40% querem melhorar a pontualidade da entrega de dados.

Capacite a resiliência baseada em dados

À medida que o ritmo das mudanças nos negócios continua a acelerar, as organizações percebem que o risco de ficar para trás é um preço que não estão dispostas a pagar. E obter informações oportunas e críticas para os negócios a partir de seus dados e análises é o que os líderes de dados precisam fazer para capacitar a resiliência de negócios baseada em dados. As organizações modernas orientadas a dados precisam de uma abordagem que lhes permita:

  • Alinhe a estratégia de dados à estratégia de negócios.
  • Alinhe as estruturas da organização à estratégia de dados.
  • Alinhe os investimentos em gerenciamento de dados nos casos de uso de negócios.
  • Alinhar a seleção de ferramentas aos padrões da empresa.

 

Créditos: Informatica