As 5 principais tendências de ciência de dados em 2023

Os dados são cada vez mais o diferenciador entre vencedores e perdedores nos negócios. Hoje, as informações podem ser capturadas de várias fontes diferentes, e a tecnologia para extrair insights está se tornando cada vez mais acessível.

Mudar para um modelo de negócios orientado por dados – em que as decisões são tomadas com base no que sabemos ser verdade, e não no “intuição” – é fundamental para a onda de transformação digital que varrerá todos os setores em 2023 e além. Isso nos ajuda a reagir com segurança diante da incerteza – especialmente quando guerras e pandemias perturbam a ordem estabelecida das coisas.

Mas o mundo dos dados e análises nunca fica parado. Novas tecnologias estão surgindo constantemente, oferecendo acesso mais rápido e preciso a insights. E novas tendências surgem, trazendo-nos novas ideias sobre as melhores maneiras de colocá-lo em prática nos negócios e na sociedade em geral. Então, aqui está meu resumo do que acredito serem as tendências mais importantes que afetarão a maneira como usamos dados e análises para impulsionar o crescimento dos negócios em 2023.

 

Democratização de dados

Uma das tendências mais importantes será a capacitação contínua de forças de trabalho inteiras – em vez de engenheiros e cientistas de dados – para colocar a análise em funcionamento. Isso está dando origem a novas formas de trabalho aumentado, em que ferramentas, aplicativos e dispositivos colocam insights inteligentes nas mãos de todos, a fim de permitir que eles façam seus trabalhos de maneira mais eficaz e eficiente.

Em 2023, as empresas entenderão que os dados são a chave para entender os clientes, desenvolver melhores produtos e serviços e simplificar suas operações internas para reduzir custos e desperdícios. No entanto, está ficando cada vez mais claro que isso não acontecerá totalmente até que o poder de agir com base em insights orientados por dados esteja disponível para a linha de frente, chão de fábrica e equipe não técnica, bem como funções como marketing e finanças.

Alguns grandes exemplos de democracia de dados na prática incluem advogados que usam ferramentas de processamento de linguagem natural (NLP) para digitalizar páginas de documentos de jurisprudência ou assistentes de vendas no varejo que usam terminais manuais que podem acessar o histórico de compras do cliente em tempo real e recomendar produtos para venda adicional e venda cruzada. Uma pesquisa da McKinsey descobriu que as empresas que tornam os dados acessíveis a toda a força de trabalho têm 40 vezes mais chances de dizer que a análise tem um impacto positivo na receita.

 

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é talvez a única tendência tecnológica que terá o maior impacto na forma como vivemos, trabalhamos e fazemos negócios no futuro. Seu efeito na análise de negócios será permitir previsões mais precisas, reduzir a quantidade de tempo que gastamos em trabalhos mundanos e repetitivos, como coleta e limpeza de dados, e capacitar a força de trabalho para agir com base em insights orientados por dados, independentemente de sua função e nível de conhecimento técnico (ver Democratização de Dados, acima).

Simplificando; A IA permite que as empresas analisem dados e obtenham insights muito mais rapidamente do que jamais seria possível manualmente, usando algoritmos de software que ficam cada vez melhores em seu trabalho à medida que recebem mais dados. 

Esse é o princípio básico do aprendizado de máquina (ML), que é a forma de IA usada nos negócios atualmente. As tecnologias AI e ML incluem NLP, que permite que os computadores entendam e se comuniquem conosco em linguagens humanas, visão computacional que permite que os computadores entendam e processem informações visuais usando câmeras, assim como fazemos com nossos olhos; e AI generativa, que pode criar texto, imagens, sons e vídeos do zero.



Nuvem e dados como serviço

Juntei esses dois porque a nuvem é a plataforma que permite que a tecnologia de dados como serviço funcione. Basicamente, isso significa que as empresas podem acessar fontes de dados que foram coletadas e selecionadas por terceiros por meio de serviços em nuvem em um modelo de cobrança pré-pago ou baseado em assinatura. Isso reduz a necessidade de as empresas construírem seus próprios sistemas de armazenamento e coleta de dados caros e proprietários para muitos tipos de aplicativos.

Além dos dados brutos, as empresas de DaaS oferecem ferramentas de análise como serviço. Os dados acessados ​​por meio de DaaS geralmente são usados ​​para aumentar os dados proprietários de uma empresa que ela coleta e processa para criar percepções mais ricas e valiosas. Ele desempenha um papel importante na democratização dos dados mencionada anteriormente, pois permite que as empresas trabalhem com dados sem a necessidade de configurar e manter operações caras e especializadas de ciência de dados.

 

Dados em tempo real

Ao pesquisar dados em busca de insights, é melhor saber o que está acontecendo agora – em vez de ontem, na semana passada ou no mês passado. É por isso que os dados em tempo real estão se tornando cada vez mais a fonte de informação mais valiosa para as empresas.

Trabalhar com dados em tempo real geralmente requer dados mais sofisticados e infraestrutura de análise, o que significa mais despesas, mas o benefício é que podemos agir com base nas informações conforme elas acontecem. Isso pode envolver a análise de dados de clickstream dos visitantes do nosso site para descobrir quais ofertas e promoções colocar na frente deles, ou em serviços financeiros, pode significar o monitoramento de transações à medida que ocorrem em todo o mundo para observar sinais de alerta de fraude. 

À medida que mais organizações buscam dados para fornecer uma vantagem competitiva, aquelas com as estratégias de dados mais avançadas buscarão cada vez mais os dados mais valiosos e atualizados. É por isso que dados e análises em tempo real serão as ferramentas de big data mais valiosas para empresas em 2023.

 

Governança e regulamentação de dados

A governança de dados também será uma grande novidade em 2023, à medida que mais governos introduziram leis destinadas a regular o uso de dados pessoais e outros tipos de dados. De fato, os analistas do Gartner previram que até 2023, 65% da população mundial será coberta por regulamentações semelhantes ao LGPD.

Isso significa que a governança será uma tarefa importante para as empresas nos próximos 12 meses, onde quer que estejam localizadas no mundo, à medida que avançam para garantir que seus procedimentos internos de processamento e manuseio de dados sejam adequadamente documentados e compreendidos. Para muitas empresas, isso significa auditar exatamente quais informações possuem, como são coletadas, onde são armazenadas e o que é feito com elas. 

Embora isso possa parecer um trabalho extra, a longo prazo, a ideia é que todos se beneficiem, pois os consumidores estarão mais dispostos a confiar seus dados às organizações se tiverem certeza de que serão bem cuidados. Essas organizações poderão usar esses dados para desenvolver produtos e serviços que se alinhem mais de perto com o que precisamos a preços que podemos pagar.



Créditos: FORBES.