O que é uma estrutura de governança de dados?

Entenda os quatro elementos principais da prontidão de governança de dados e como uma estrutura de governança de dados forte ajuda a definir a estrutura do seu programa de governança de dados.

Uma estrutura de governança de dados cria um único conjunto de regras e processos para coletar, armazenar e usar dados. Ao fazer isso, a estrutura torna mais fácil simplificar e dimensionar os principais processos de governança, permitindo que você mantenha a conformidade, democratize os dados e ofereça suporte à colaboração, não importa a rapidez com que seus volumes de dados cresçam. 

Com uma estrutura de governança de dados, você pode garantir que suas políticas, regras e definições se aplicam a todos os seus dados em toda a organização. Você pode fornecer dados confiáveis ​​a uma ampla variedade de indivíduos em diversas funções diferentes, desde líderes de negócios a administradores de dados e desenvolvedores. Você pode introduzir ferramentas de autoatendimento que permitem que até mesmo usuários não técnicos encontrem e acessem os dados de que precisam para governança e análise. E você pode garantir que os dados sejam adequadamente governados, transformados e entregues de forma confiável em todos os aplicativos e implantações de análise na nuvem, no local ou em ambos.

Por que preciso de uma estrutura de governança de dados?

Uma estrutura de governança de dados permite que a empresa defina e documente padrões e normas, responsabilidade e propriedade. Além de definir funções e responsabilidades, isso envolve o estabelecimento de indicadores-chave de qualidade (KQIs), elementos-chave de dados (KDEs), indicadores-chave de desempenho (KPIs), métricas de risco e privacidade de dados, políticas e processos, um vocabulário e semântica de negócios compartilhados, e regras de qualidade de dados.

Uma estrutura de governança de dados inclui a descoberta de dados para criar uma visão unificada em toda a empresa. Isso inclui não apenas os dados em si, mas relacionamentos e linhagem de dados, metadados técnicos e corporativos, perfil de dados, certificação de dados, classificação de dados, engenharia de dados e colaboração.

Uma estrutura de governança de dados suporta a execução da governança de dados definindo os componentes de processo essenciais de um  programa de governança de dados, incluindo a implementação de mudanças de processo para melhorar e gerenciar a qualidade dos dados, gerenciar problemas de dados, identificar proprietários de dados, construir um catálogo de dados, criar dados de referência e dados mestre, protegendo a privacidade dos dados, aplicando e monitorando políticas de dados, impulsionando a alfabetização de dados e provisionando e entregando dados.

A empresa então usa a estrutura de governança de dados para medir e monitorar os resultados para otimizar a confiança, privacidade e proteção. Ele rastreia processos, qualidade de dados e proliferação de dados; monitora a privacidade dos dados e a exposição ao risco; alerta para anomalias; cria uma trilha de auditoria; e facilita o gerenciamento de problemas e o fluxo de trabalho.

Quais são os pilares da prontidão para governança de dados?

O objetivo final da governança de dados é gerar o maior retorno possível sobre os dados, capturando oportunidades críticas para alavancar ativos de dados, evitando os riscos de expô-los. Estes são os fatores críticos a serem considerados ao avaliar sua prontidão e maturidade de governança de dados:

  • Pessoas. As pessoas colaboram na determinação dos requisitos de tecnologia, definem os processos e, por fim, conduzem os resultados de governança de dados que dão suporte aos direcionadores estratégicos. Seu pessoal está comprometido com a governança de dados? Você definiu formalmente seus papéis e responsabilidades? Eles têm as habilidades necessárias? Você desenvolveu um plano de gerenciamento de mudanças, incluindo patrocinadores, para apoiar o alinhamento organizacional e a adesão?
  • Processos. Os processos de governança de dados permitem que as pessoas confirmem que seus dados são formalmente gerenciados em toda a empresa, o que garante que seus processos de negócios críticos se baseiam em dados confiáveis. Suas definições de dados, regras e metas são realistas e apropriadas? Seus processos de negócios são modernizados e suas regras de negócios são revisadas para que possam integrar a governança de dados de forma limpa e fornecer resultados significativos?
  • Colaboradores: especialistas no assunto de negócios e TI que fornecem o contexto necessário, incluindo líderes de negócios, proprietários de processos e administradores que executam os processos upstream e downstream impactados por sua iniciativa, bem como arquitetos de TI, analistas e especialistas em sistemas
  • Tecnologia. A tecnologia inclui as plataformas, ferramentas e conhecimento no assunto necessários para permitir um processo sólido de governança de dados. Mesmo que seus sistemas existentes já sejam controlados até certo ponto, os habilitadores de tecnologia de plataforma, como perfis de dados, linhagem e ferramentas de metadados, são essenciais para sua capacidade de automatizar e dimensionar seus processos de governança de dados e acelerar o tempo de retorno.

Como o LGPD e a prontidão da governança de dados estão relacionados?

A Lei Geral de Proteção de Dados exige que as empresas forneçam proteção aprimorada para os dados pessoais dos consumidores. A governança de dados é como sua empresa atinge esse objetivo – ela  torna a conformidade com o LGPD viável.

A governança de dados permite as principais ações de conformidade, incluindo:

  • Definindo dados regulamentados
  • Determinando como, por que e onde sua empresa usa dados regulamentados
  • Gerenciando o consentimento e os direitos de uso
  • Avaliar a exposição ao risco de forma contínua para que você possa proteger e limpar os dados de acordo

Identificar os principais mandatos regulatórios e de conformidade, como a LGPD, é uma parte crítica de todas as avaliações de governança de dados. Não entender quais regulamentações do setor e leis regionais se aplicam ao seu negócio praticamente garante a não conformidade em algum momento, com todos os riscos comerciais que isso implica. No entanto, quando você sabe o que a conformidade exige de você, pode criar um programa de governança para atender a essas necessidades. E quando você já possui recursos como descoberta de dados, mascaramento de dados, anonimização de dados e gerenciamento de metadados, seu programa de governança de dados também está preparado para evoluir para atender a regulamentações futuras sem grandes retrabalhos.

Além disso, sua estrutura de governança de dados existente também será dimensionada para dar suporte a outras iniciativas de governança de dados, como limpar dados de clientes para marketing, simplificar relatórios para vendas ou até mesmo lançar análises em toda a empresa.

Créditos: Informatica.