Dados e análises orientados aos negócios

A noção de Data Analytics existe há muito tempo. Todos entendiam dados e análises como essenciais para “alguém” dentro da organização, mas de alguma forma à distância. Na melhor das hipóteses, a equipe de tecnologia forneceria ao usuário os dados solicitados como meio de avaliar o sucesso e prever as necessidades futuras da organização.

Não é surpresa que o modelo esteja mudando de um modelo de tecnologia para um modelo de negócios. No entanto, o que pode surpreender é a velocidade com que essa mudança está ocorrendo. A crise sanitária mundial impulsionou efetivamente os dados e sua análise como uma capacidade de negócios principal para lidar com a disrupção, juntamente com a transformação digital. Como isso é acompanhado por uma mudança de paradigma na geração de resultados estratégicos por meio de dados, torna-se ainda mais importante que os dados e as análises sejam entendidos e gerenciados como um ativo de negócios em todas as funções de negócios. 

Dados e análises orientados aos negócios, como diferenciais estratégicos: isso parece complicado? Talvez, mas apenas se você não entender completamente o processo para dividi-lo em partes consumíveis e executáveis. É mais do que apenas democratização de dados e tecnologia. Ambos são importantes, mas precisam ser abordados no contexto de uma estratégia abrangente de dados e de uma estrutura de governança de dados.

Com os avanços tecnológicos de hoje, especificamente a Inteligência Artificial (IA) e a catalogação inteligente de dados, não há mais a necessidade de torturar os dados, não deve mais parecer que usar dados é tão oneroso ou que é uma tortura.

Mesmo com esses níveis de investimento comprometidos, os desafios permanecem. As organizações continuam lutando para obter valor de seus investimentos em Big Data e IA e para se tornarem verdadeiras organizações orientadas por dados. Os resultados a seguir refletem os desafios que as empresas estão enfrentando:

  • Apenas 48,5% estão impulsionando a inovação com dados
  • Apenas 41,2% estão competindo em analytics
  • Apenas 39,3% estão gerenciando dados como um ativo de negócios
  • Apenas 30,0% têm uma estratégia de dados bem articulada para sua empresa
  • Apenas 29,2% estão experimentando resultados de negócios de transformação
  • Apenas 24,4% forjaram uma cultura de dados
  • Apenas 24,0% criaram uma organização orientada a dados.

Ser verdadeiramente orientado a dados significa que toda a organização se apoia nos dados e confia neles mesmo quando não é fácil ou conveniente fazê-lo. Quando uma organização se torna orientada a dados, ela desenvolveu uma cultura que permeia toda a empresa – não apenas o nível executivo ou dentro de certas áreas funcionais.

Claramente, há oportunidade de crescimento e melhoria. Afinal, tornar-se uma organização orientada por dados representa um processo de transformação. Com um mecanismo adequado de análise de dados de clientes, uma empresa terá a capacidade de obter insights comportamentais críticos sobre os quais precisa agir para reter a base de clientes. Quanto mais dados uma empresa coletar, mais padrões e tendências ela poderá identificar.

O caminho a seguir: habilitando dados e análises conduzidos pelos negócios em cinco etapas:

  1. Defina uma estrutura organizacional que suporte dados e análises conduzidos pelos negócios
  2. Defina e priorize os domínios de negócios afetados
  3. Ative um catálogo de dados inteligente
  4. Definir uma estratégia de gestão de mudanças, plano de comunicação e itinerário de treinamento
  5. Definir indicadores chave de desempenho para os resultados estratégicos de negócios

A transição para essa capacidade em uma organização começa com uma combinação de estratégia e governança. Muitas vezes, as organizações equiparam dados e análises a IA e catalogação de dados e param por aí. Esse pensamento indica que a tecnologia por si só é a resposta, quando claramente não é.

Essas estruturas fornecem uma abordagem pragmática para definir a estratégia de dados e os facilitadores de governança de dados dentro de uma organização para apoiar a transformação digital. No desenvolvimento da estratégia de dados, mapear os recursos de dados para resultados de negócios impulsionará o sucesso da organização. Deixe a empresa tomar as rédeas na descrição dos resultados de negócios desejados. No entanto, esta é uma mudança significativa para as linhas tradicionais de pensamento. Mapear as considerações de gerenciamento de mudanças para pessoas, processos e tecnologia destaca a infraestrutura que precisa estar instalada para ter sucesso como organização.

Se sua organização ainda não iniciou essa transformação, agora é a hora de fazê-lo. Com todos os aplicativos digitais disponíveis para os consumidores, tornou-se conveniente levar seus negócios para outro lugar e não há segundas chances no campo da experiência do cliente. 

Conte com a ATRA para ajudar a elevar o nível de análise de dados, nós estamos prontos para atender a sua empresa e garantir a padronização dos dados!

Entre em contato com nossa equipe: comercial@atrainformatica.com.br .

Crédito: Informatica