Impulsionando a transformação digital: 5 passos para alcançar a maturidade dos dados

A transformação digital é um tema quente, que a maioria das empresas está se esforçando para abordar. Mas o que realmente é, quais são seus principais desafios e por que a maturidade dos dados é tão importante para o seu sucesso?

Transformação digital não é um destino com um ponto final, mas sim uma jornada que evoluirá ao longo do tempo. Muitas empresas confundem projetos de modernização — como digitalização de processos analógicos, aceleração de fluxos de trabalho existentes e migração para a nuvem — com transformação digital. 

Não há bala de prata ou abordagem única. Cada organização terá uma visão digital que é única para eles, que leva em conta seus próprios objetivos de negócios, valores e desafios e oportunidades de mercado específicas. No entanto, existem alguns benefícios quase universais que vêm de embarcar em uma jornada para a transformação digital. Eles incluem maior eficiência, melhor gerenciamento de recursos, envolvimentos mais relevantes com os clientes, redução do tempo de colocação no mercado e aumento da receita.

Quando se trata de transformação digital, há um ingrediente que todas as iniciativas de sucesso têm em comum: os dados. A capacidade de levar os dados certos para as pessoas certas no momento certo é o que impulsiona a transformação digital eficaz. Melhor atendimento ao cliente, maior eficiência operacional e inovação aprimorada são apenas alguns dos resultados potenciais. 

Muitas vezes vemos organizações que não planejam sua transformação digital de forma eficaz. O resultado? Uma colcha de retalhos de tecnologias e serviços, e mais complexidade e menos agilidade do que quando começaram. Eles também enfrentam a incapacidade de fornecer a interação e o engajamento atraentes que sustentam transformações digitais bem-sucedidas.

Maturidade digital é um preditor chave de sucesso

O estudo mostra claramente que as organizações mais maduras digitalmente normalmente sofreram menos interrupções durante a pandemia, graças à sua capacidade de sentir, adaptar e responder às mudanças mais rapidamente. Os líderes de negócios reconheceram a necessidade de continuar buscando seus objetivos de transformação — com a maioria dos orçamentos sendo mantidos estáveis e mais de três em cada dez pretendem acelerar seus investimentos. Está claro que os benefícios de se tornar os dados maduros são significativos, mas muitas organizações não sabem por onde começar. 

Abaixo, temos os cinco passos para alcançar e manter a maturidade dos dados:

  1. Mantenha-o simples

As possibilidades de transformação digital são enormes – e muitas vezes isso pode sobrecarregar as organizações. Para definir um roteiro viável para suas ambições digitais, as empresas precisam entender a mudança necessária, começando com uma avaliação honesta de suas capacidades e cultura atuais. Maturidade tecnológica, liderança e inovação são apenas alguns aspectos deste exercício de benchmarking. A vontade de adotar tecnologias digitais por si só não ajudará o negócio a avançar em direção a seus objetivos. É necessário um plano construído sobre a base sólida de uma estratégia centrada em dados e uma governança robusta. Faz sentido que as organizações identifiquem um caso de uso simples, com parâmetros claros e métricas de sucesso definidas, permitindo-lhes construir suporte e escalar de forma sustentável.

  1. Patrocínio seguro

Como na maioria dos projetos, o patrocínio executivo pode ser um fator decisivo. Garantir o apoio para uma iniciativa desde o início pode fazer toda a diferença, com os campeões executivos ajudando a defender o valor de um projeto. Quase 40% das empresas citaram a falta de patrocínio sênior como um obstáculo ao sucesso de seus projetos de dados. As organizações devem ser capazes de medir o valor criado pelas iniciativas de transformação digital para garantir o financiamento contínuo e obter um mandato unificado para a mudança. Se um retorno tangível dos esforços digitais não puder ser demonstrado, o patrocínio não será sustentado por vários trimestres e anos.

  1. Pense grande, comece pequeno e escale com cuidado (time-to-value)

A visão digital de cada organização é única, mas há temas quase universais quando se trata de oportunidades de criação de valor a partir de esforços digitais. Eles incluem maior eficiência, melhor gerenciamento de recursos, envolvimentos mais relevantes com os clientes, redução do tempo de colocação no mercado e aumento da receita. A fonte de valor mais importante da transformação digital está no desenvolvimento da agilidade para garantir a relevância de uma organização para seus clientes. Ao planejar uma transformação digital e mapear o caminho para a maturidade dos dados e a criação de valor que a acompanha, é importante considerar o quadro geral e, em seguida, dividir o plano em projetos menores que possam demonstrar valor em um curto período de tempo .

  1. Concentre-se na cultura

A transformação digital é muito mais do que apenas modernizar com um monte de tecnologias. Para que as iniciativas digitais sejam bem-sucedidas, elas também exigem transformação cultural. As organizações precisam lembrar que não são os proprietários, mas os guardiões dos dados dos clientes. Uma maior ênfase na governança de dados é um diferencial competitivo. Isso exige uma mudança de mentalidade – vendo a administração de dados como defesa do cliente. Uma cultura verdadeiramente orientada por dados investe no talento certo, melhorando a alfabetização de dados em toda a organização e fornecendo as ferramentas e estruturas necessárias para permitir que essa cultura floresça. Com uma forte cultura de dados, cada indivíduo é claro em seu papel na estratégia de dados da organização e é responsável por levar os projetos adiante.

  1. Comemore o sucesso regularmente

A maturidade dos dados é um esforço contínuo – evoluindo à medida que os negócios crescem e as demandas dos clientes mudam. É importante acompanhar os projetos e reconhecer seu valor e sucesso. Isso ajuda a aumentar o envolvimento da equipe, enfatiza o valor dos dados para os negócios e fortalece a cultura de dados da organização.

Os dados são a alma da transformação digital e a chave para desbloquear o valor comercial no mundo digital, a única maneira de diferenciar a experiência do cliente é por meio da aplicação inteligente de dados para potencializar interações e transações. Usar o histórico de compras para fornecer recomendações e assistência relevantes é um ótimo exemplo desse recurso. Maturidade tecnológica, liderança e inovação são apenas alguns aspectos desse esforço de benchmarking. A disposição de adotar tecnologias digitais não ajudará o negócio a avançar, a menos que seja sustentado por uma estratégia centrada em dados e governança robusta.

Quer saber como nós da ATRA podemos ajudá-lo com a integração de dados da sua empresa?

Entre em contato conosco e fique por dentro!

Créditos: Informatica