As cinco principais tendências de gerenciamento de dados a serem observadas em 2022

As cinco principais tendências de gerenciamento de dados a serem observadas em 2022

Pesquisa de Engajamento do IDC Global Chief Data Officer (CDO) 2021 patrocinada pela Informatica entrevistou cerca de 900 líderes de dados em todo o mundo. Com base em suas respostas, há cinco tendências de gerenciamento de dados que iremos ficar de olho em 2022:

  • Tendência nº 1: gerenciamento de dados multicloud e intercloud
  • Tendência nº 2: IA para automação de gerenciamento de dados
  • Tendência nº 3: arquiteturas de malha de dados
  • Tendência nº 4: gerenciamento de dados mestre de vários domínios
  • Tendência nº 5: marketplaces de dados

Tendência de gerenciamento de dados nº 1: gerenciamento de dados multicloud e intercloud

A pesquisa descobriu que 82% das organizações estão atualmente usando várias nuvens – ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. À medida que mais aplicativos e dados migram para a nuvem, os líderes de dados enfrentam requisitos de gerenciamento de dados cada vez mais complexos: dentro da mesma nuvem, em nuvens diferentes e com fontes locais. O gerenciamento de dados multicloud e intercloud é crucial para dar suporte a essas diversas topologias.

Figura 1: mais dados em mais nuvens aumentam a fragmentação e a complexidade
Figura 1: mais dados em mais nuvens aumentam a fragmentação e a complexidade

Multicloud significa que um determinado serviço de gerenciamento de dados pode operar em mais de um ecossistema de nuvem. Por exemplo, poder executar um serviço de integração de dados na Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform. Independentemente de um ambiente multicloud surgir devido a problemas de soberania de dados, tentando evitar o aprisionamento de fornecedores ou fusões e aquisições, as organizações desejam a flexibilidade de executar seus serviços de gerenciamento de dados em ecossistemas de nuvem.

Enquanto isso, o gerenciamento de dados intercloud permite que serviços executados em diferentes ecossistemas de nuvem funcionem perfeitamente juntos. Por exemplo, um engenheiro de dados pode encontrar dados por meio de um catálogo de dados e serviço de mercado executado na AWS, que usa um serviço de integração de dados executado no Azure para acessar dados do Snowflake e movê-los para o Google Cloud Platform para uso em um projeto do TensorFlow.

Figura 2: Exemplo de gerenciamento de dados multicloud e intercloud
Figura 2: Exemplo de gerenciamento de dados multicloud e intercloud

A Figura 2 mostra como a Informatica pode ajudá-lo a lidar com a fragmentação e a complexidade com nossos recursos de gerenciamento de dados multicloud e intercloud.

Tendência de gerenciamento de dados nº 2: IA para automação de gerenciamento de dados

A automação é a única alternativa viável para lidar com a escala de fragmentação e complexidade de dados. No entanto, mais de dois terços (68%) das organizações pesquisadas não operacionalizaram a IA para gerenciamento de dados em toda a organização.

Figura 3: IA para gerenciamento de dados aumenta a produtividade e a agilidade
Figura 3: IA para gerenciamento de dados aumenta a produtividade e a agilidade

A IA pode ajudar na automação de todos os aspectos do gerenciamento de dados, incluindo descoberta e catalogação de dados, integração de dados e aplicativos, limpeza e domínio, governança e privacidade e compartilhamento de dados. Também melhora a produtividade de todos os usuários de dados, incluindo desenvolvedores, arquitetos, administradores de aplicativos, administradores de dados, analistas financeiros e funcionários da linha de frente.

Figura 4: Exemplos de IA para automação de gerenciamento de dados
Figura 4: Exemplos de IA para automação de gerenciamento de dados

E automatizar o gerenciamento de dados usando IA aumenta a operacionalização da IA para a tomada de decisões e nos processos de negócios . As organizações de gerenciamento de dados otimizados são:

  • Cinco vezes mais chances de ter IA totalmente operacionalizada para gerenciamento de dados
  • Três vezes mais probabilidade de ter IA totalmente operacionalizada para insights e análises
  • Seis vezes mais probabilidade de ter IA totalmente operacionalizada para automação e otimização de processos

Tendência de gerenciamento de dados nº 3: arquiteturas de malha de dados

À medida que as organizações colocam mais dados em mais nuvens, elas precisam de uma maneira de conectar as fontes de dados em silos e tornar os dados mais acessíveis em toda a organização. Para lidar com esses silos de dados em nuvem, os líderes de gerenciamento de dados estão procurando arquiteturas de malha de dados.

Na verdade, mais da metade (54%) das organizações pesquisadas disseram que estão investigando abordagens e soluções ou implementaram algumas partes de uma arquitetura de malha de dados.

Figura 5: As arquiteturas de malha de dados ajudam a otimizar o gerenciamento de dados
Figura 5: As arquiteturas de malha de dados ajudam a otimizar o gerenciamento de dados

A malha de dados é um conceito de design que serve como uma camada de arquitetura para simplificar e dimensionar tarefas de gerenciamento de dados e capacitar o uso mais amplo e consistente de dados em toda a organização.

Figura 6: principais componentes de uma malha de dados
Figura 6: principais componentes de uma malha de dados

Os principais componentes de uma malha de dados incluem (consulte a Figura 6):

  1. Um catálogo de metadados aumentado para descoberta e curadoria de ativos de dados
  2. Um gráfico de conhecimento de metadados para entender os relacionamentos entre ativos de dados
  3. Um mecanismo de recomendação habilitado para IA para sugerir ativos de dados para uso
  4. Preparação de dados e entrega de dados que suportam ETL, streaming e movimentação de dados de API
  5. Uma camada de orquestração de dados corporativos que coordena a colaboração de diferentes serviços de gerenciamento de dados

Incorporado a esses cinco componentes está um mecanismo de IA que automatiza as tarefas de gerenciamento de dados executadas pela malha de dados. Por exemplo, recomendando conjuntos de dados que possam ser de seu interesse ou associando automaticamente termos e definições de negócios aos dados técnicos subjacentes para capacitar os usuários de negócios ao autoatendimento.

Tendência de gerenciamento de dados nº 4: gerenciamento de dados mestre de vários domínios (MDM)

À medida que as organizações buscam digitalizar seus negócios, elas também estão acelerando o número de aplicativos em nuvem que estão usando. O gerenciamento de experiências digitais de ponta a ponta requer dados mestres consistentes em todos os aplicativos usados ​​em processos digitais.

Quando perguntados sobre suas principais prioridades orçamentárias de gerenciamento de dados, 61% dos entrevistados disseram que o gerenciamento de dados mestre multidomínio (MDM) para uma visão de 360 ​​graus do negócio.

Figura 7: O gerenciamento de dados mestre é a principal prioridade orçamentária em organizações de dados otimizados
Figura 7: O gerenciamento de dados mestre é a principal prioridade orçamentária em organizações de dados otimizados

Embora muitas empresas se concentrem inicialmente no gerenciamento de dados de clientes, elas rapidamente percebem que material, fornecedor, produto, localização e outros domínios de dados mestre precisam ser gerenciados e conectados para obter uma visão de 360 ​​graus dos negócios que os ajudará a fornecer recursos digitais extraordinários.

Algumas das maneiras pelas quais o MDM multidomínio melhora as experiências incluem:

  • Experiência do cliente : permite que o marketing use dados de clientes, produtos e canais para entender as preferências e entregar ofertas personalizadas. Capacita suporte e serviços personalizados em todos os pontos de contato com o cliente.
  • Experiência do produto : permite que as equipes de comércio e merchandising usem dados de clientes, produtos e localização para fornecer conteúdo para experiências de produtos envolventes e relevantes em toda a jornada do cliente.
  • Experiência do fornecedor : permite que as equipes de compras e relacionamento com fornecedores usem dados de fornecedores, materiais e localização para simplificar a integração de fornecedores e gerenciar melhor os gastos totais com fornecedores em toda a organização.
  • Experiência financeira : permite que as equipes de análise e planejamento financeiro usem dados de clientes, produtos, canais, fornecedores, centros de custo e localização para modelar cenários, desenvolver planos e fornecer relatórios e análises oportunos.
Figura 8: Conectando vários domínios de dados mestre em uma visão de 360 graus do cliente
Figura 8: Conectando vários domínios de dados mestre em uma visão de 360 graus do cliente

A Figura 8 mostra como a Informatica pode conectar dados mestre de cliente, política e local com dados de interação, transação e solicitação de serviço para criar um gráfico de conhecimento que fornece uma visão abrangente de 360 ​​graus do cliente e suas interações com a empresa.

Tendência de gerenciamento de dados nº 5: marketplaces de dados

Os dados nas mãos das pessoas são transformacionais. Ele impulsiona a inovação em produtos e serviços, capacita a colaboração e transforma os negócios e a sociedade. No entanto, 72% dos entrevistados disseram que a equipe da linha de negócios não pode acessar automaticamente todos os dados que precisam usar.

Para atender à necessidade de maior acesso e compartilhamento de dados, acredito que a tendência de expandir além de apenas catalogar dados para recursos mais abrangentes de mercado de dados acelerará em 2022.

Figura 9: As organizações de dados otimizados estão altamente focadas em permitir o acesso e o uso de dados
Figura 9: As organizações de dados otimizados estão altamente focadas em permitir o acesso e o uso de dados

Embora um catálogo de dados seja um componente de um mercado de dados, o mercado também fornece gerenciamento de pedidos, bem como recursos de entrega e atendimento. Ele simplifica a experiência de consumo de dados com uma experiência de compra on-line semelhante ao varejo. Com apenas alguns cliques, os funcionários podem pesquisar um tópico ou domínio de interesse, adicionar conjuntos de dados ao carrinho de compras, fazer check-out e receber dados com segurança.

Os marketplaces de dados mais avançados também garantem que os ativos de dados da organização sejam usados ​​de maneira ética e compatível. As políticas de governança de dados podem ser mapeadas para conjuntos de dados, que são usados ​​para criar termos e condições para uso de dados com base no tipo de dados que está sendo acessado. Isso fornece orientação aos consumidores de dados sobre o uso apropriado, e os consumidores devem aceitar os termos antes de receberem acesso. O mercado oferece total auditabilidade de quem está usando quais dados, onde os dados estão sendo usados ​​e para quais finalida

Figura 10: Simplificando o autoatendimento empresarial com um mercado de dados
Figura 10: Simplificando o autoatendimento empresarial com um mercado de dados

A Figura 10 mostra como a Informatica pode simplificar a localização, compreensão e consumo de dados para usuários de negócios com nosso mercado de dados em nuvem .

Os recursos de gerenciamento de dados estão em constante evolução para atender às necessidades de negócios em constante mudança e a ATRA tem parceria com a Informatica® para oferecer os melhores produtos e serviços em integração de dados, migração de dados, movimentação de dados, Information Lifecycle Management e Master Data Management. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos apoiar a sua organização para uma estratégia de gerenciamento de dados eficiente!

 

Créditos: Informatica