Modernização de aplicações: A chave para o sucesso da transformação digital.

Modernização de aplicações: A chave para o sucesso da transformação digital.

Existem muitos motivos para falhas nos negócios. Mas parte da responsabilidade pode ser atribuída às aplicações grandes, monolíticos, caros, fracos e inflexíveis que a maioria das organizações ainda têm em funcionamento. Essas aplicações mantêm os dados — a essência da organização e o mecanismo da transformação digital — bloqueados em silos e em processos desconectados. A resposta é a modernização das aplicações.

A modernização de aplicações tem o objetivo final de liberar processos corporativos para clientes de aplicações legadas, como SAP R/3, Siebel, PeopleSoft e sistemas locais, para que os dados estejam disponíveis a todos que precisam deles na organização. Você precisa não apenas liberar os processos corporativos bloqueados, mas também precisa fazer isso de maneira a integrar e unificar cada aspecto desses processos, em ambientes on-premises e multinuvem.

A modernização de aplicações é o processo de selecionar aplicações legadas existentes — geralmente sistemas monolíticos, on-premises — e modernizar estrategicamente suas infraestruturas, arquiteturas e recursos. Em muitos casos, isso significa evoluir para uma arquitetura moderna, nativa da nuvem e baseada em microsserviços. Mas não é necessário — e nem sempre uma vantagem — reconstruir e regravar todas as suas aplicações.

A modernização de aplicações é uma iniciativa cada vez mais urgente. Trata-se de um mercado de US$ 11 bilhões. Espera-se que chegue a US$ 25 bilhões até 2025.¹

Caminhos para a modernização de aplicações

Os dados se tornaram a arma mais estratégica que as organizações têm em seus arsenais. Para liberar esses dados, é necessária uma base de ferramentas nativas da nuvem que oferecem a amplitude e a profundidade da escala da plataforma, são impulsionadas por automação inteligente e proporcionam confiança e segurança. Também são necessárias integração e orquestração uniformes entre as aplicações na nuvem e on-premises. Caso contrário, os dados são isolados e desconectados.

Para liberar os processos e democratizar os dados importantes dentro deles, as organizações normalmente procuram um ou mais desses caminhos:

Adicionar APIs para ampliar os sistemas legados.

A adição de APIs a sistemas on-premises pode conectá-los a outras aplicações modernas e preservar seus investimentos. Não é necessário fazer nenhuma atualização ou personalização das aplicações. Esse pode ser o caminho mais fácil, mas não necessariamente o melhor.

Adquirir novas aplicações de software como serviço (SaaS) em nuvem para substituir sistemas legados.

Investir em novas aplicações de ponta pode ser a maneira de desbloquear dados e processos e interagir com eles por meio de APIs. O desafio é integrar essas novas aplicações as aplicações e processos corporativos já existentes.

Criar novas aplicações usando microsserviços.

Desenvolver essas aplicações modernas de verdade é a meta de muitas organizações líderes. Devido à sua modularidade e escalabilidade, eles são facilmente integrados a aplicações, fontes de dados e processos corporativos existentes para ajudar a impulsionar a transformação digital.

Comece sua jornada de modernização hoje mesmo!

Nenhum setor está isento de interrupções. Hoje em dia, cada setor está buscando a transformação digital para continuar competitivo. Isso requer agilidade. Agilidade para lidar com a incerteza nos gastos do consumidor e da empresa. Agilidade para transformar investimentos de TI em iniciativas que reduzam custos e riscos. E agilidade para antecipar mudanças nas expectativas e nos comportamentos dos clientes.

Insights e dados confiáveis derivados do gerenciamento de dados inteligentes continuam sendo a base essencial necessária para guiar uma empresa durante a interrupção. E, para alcançar o gerenciamento de dados inteligentes, é necessário modernizar suas aplicações. Passar de sistemas legados locais grandes, monolíticos e inflexíveis para aplicações modernas, em contêineres e baseados em microsserviços. Para fazer isso, você precisa da solução certa. Uma solução nativa da nuvem, orientada à inteligência que forneça uma plataforma única e integrada para atender a todas as suas necessidades de modernização de aplicações. Ao implantar essa solução, você terá dado os passos para alcançar o que muitos não conseguiram: sucesso na transformação digital.

¹ “Application Modernization Services Market”, MarketsandMarkets, julho de 2020.

Créditos: Informatica